domingo, 12 de agosto de 2007

Tarefa de casa...

ahhahaha (esse título, mas é bem isso....)

Notícia, que produzi essa semana, para a disciplina "Oficina de Texto III", que tratará somente de produção de notícias para meios impressos! Ah, desconsiderem os erros e tudo mais, porque ainda estou aprendendo, um dia chego lá! ;)

Essa notícia foi bem legal a entrevista que fiz, adorei o professor que entrevistei, enfim foi tudo uma beleza! =)


UFRN PUBLICA REVISTA DE ESTUDOS GAYS

Ousadia, pioneirismo e comprometimento com as causas gays são três termos que definem bem a nova revista da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, a “Bagoas – revista de estudos gays”. A nova publicação será financiada pelo Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes – CCHLA, e será editada pela EdUFRN. A primeira edição está prevista para novembro deste ano.

A Bagoas foi idealizada por Alípio de Sousa Filho, editor da publicação e professor do curso de Ciências Sociais da UFRN. A revista, de cunho acadêmico, terá seu conteúdo centrando em ensaios monográficos, artigos acadêmicos, pesquisas, reflexões, fruto do trabalho de professores e alunos universitários, colaboradores e interessados que estudam, pesquisam e escrevem sobre as temáticas de gênero, a homossexualidade: masculina e feminina e também a temática dos travestis e transgêneros. Já existe uma ampla produção acadêmica sobre a sexualidade humana, estudos que vêm se multiplicando, ultimamente, nas universidades mundiais e que a Bagoas também comtemplará.

Revistas acadêmicas que tratam das temáticas gays já são realidade nos Estados Unidos e Inglaterra, porém é algo totalmente novo no Brasil, o que destaca o caráter pioneiro e de ousadia da Bagoas. Segundo Alípio de Sousa, a revista será uma publicação pioneira na América Latina e em países de língua portuguesa e foi saudada por diversos pesquisadores da homossexualidade no Brasil, como Luis Motti e João Silvério Trevisan, nomes que comporão o conselho editorial da revista, juntamente com outros pesquisadores e professores convidados por Alípio. Já a comissão editorial contará, entre outros, com professores dos cursos de Antropologia, Comunicação Social, Ciências Sociais e Filosofia da UFRN. Será uma revista de publicação semestral.

O nome “Bagoas” (ou Bagoi, no idioma persa antigo) é uma homenagem a um enuco persa que pertenceu à corte do rei Dário III e posteriormente à corte de Alexandre Magno. Ele é descrito como dono de uma beleza incomparável e exímio dançarino, além disso, ele teve uma posição de destaque junto aos dois reis, mantendo relações afetivas e sexuais com ambos. Foi um dos cortesãos preferidos de Alexandre, o Grande. Também contribuiu para facilitar a penetração da cultura grega no Oriente, na medida em que teve grande influência na decisão política de Alexandre, de tentar integrar os povos conquistados ao seu império.

Um comentário:

Anônimo disse...

Amigo, adorei a matéria, parabénssss. E fiquei rindo pela temática, hahshsifuoahsheusjfkjskljgalkdj