domingo, 27 de maio de 2007

Maconha? Legaliza ou não?

Semana passada, me pediram na faculdade que eu escrevesse um artigo de opinião sobre o seguinte tema: Você é à favor ou contra a legalização da maconha? Após presquisar sobre o assunto, eu que nunca chegei perto de um cigarro de maconha, me posicionei favorável à legalização e aí está o artigo produzido:


Legalização da Maconha

Um dos assuntos bastante polêmicos discutidos na atualidade é se deve ser efetivada ou não a legalização da cannabis, ou como é mais conhecida, da maconha. Os que são contra a legalização afirmam que ela trará mais malefícios à sociedade do que melhorias. Um dos argumentos utilizados é que mais uma droga estaria sendo permitida, o que iria causar maiores dependências e possíveis usos de outras drogas. Outro argumento é de que maiores gastos com a saúde pública seria causado devido a problemas e doenças derivados do uso maconha. Ainda é afirmado que a violência e o tráfico não iriam diminuir, já que outras drogas ilícitas existem e continuariam sendo comercializadas.
Os que defendem a legalização afirmam que ela trará benefícios à sociedade. Eles concordam que o tráfico não iria simplesmente acabar só pelo fato da maconha ser legalizada, porém, mostram que um grande um número de criminosos e traficantes não teriam mais um papel tão ativo, assim como políticos corruptos e facções criminosas deixariam de lucrar com o comércio da cannabis. O governo, com a legalização, poderia fiscalizar e manter um controle sobre o comércio da droga, além de lucrar com impostos decorrentes do processo de produção e comercialização.
Ouras drogas legalizadas como o cigarro e o álcool causam grande males à saúde e mesmo assim são legalizadas. Segundo o jornal The Lancet de Novembro de 2005, "o cigarro mata em torno de 5 milhões de pessoas todos os anos". O uso do álcool aliado a direção traz um trágica estatística: 1,26 milhões de pessoas morrem no trânsito a cada ano em todo o mundo. "Em países, onde bebidas alcoólicas não são tão comuns, apenas pouco mais de 1% de doenças e mortes são causados pelo álcool." segundo afirma a ONU em estudos realizados durante o ano de 2005. Os efeitos nocivos causados pela maconha ao organismo são totalmente reversíveis e até hoje nenhum cientista conseguiu provar uma relação entre câncer de pulmão (comum entre os usuários de cigarro) e o uso da maconha. Não se pode deixar de observar o uso medicinal da maconha no tratamento da Esclerose, do Glaucoma e até da Depressão.
A Cannabis também está relacionada com investimentos no setor industrial, ela pode ser utilizada na produção de tecidos, papel, combustível, óleo e inclusive no uso alimentar. Estudos recentes também mostram que a dependência causada pelo uso da maconha varia entre 1% e 15% do total de usuários, um número não tão expressivo se comparado com o grau de dependência observado pelo consumo de outras drogas.
Precisamos estar atentos para esse tema e pensar deixando de lado todos os preconcetos que possamos ter em relação à maconha e sua possível legalização. Fatos e estatísticas importantes não podem ser esquecidas, como por exemplo, o alto número de usuários da cannabis, em torno de 5 milhões, somente no Brasil que a consomem sem nenhum tipo de controle por parte do governo. Além disso, o tráfico, instituições e políticos corruptos são quem verdadeiramente lucram com o comércio ilegal dessa droga. A sociedade tem de estar atenta e refletir sobre os benefícios que podem ser alcançados com a legalização da maconha.

Bruno César Brito Viana
17 de Maio de 2007





Fonte da Foto: Internet.

2 comentários:

Anônimo disse...

São sempre complicadas essas coisas... Mas creio que também sempre há um caminho que chega na resolução do problema. Eu não tenho uma opinião formada sobre o assunto, ainda encontro uma dualidade, mas acredito concordar com vc =)
Muito bom o que vc escreveu!
Te adoro
bjoss

Anônimo disse...

ler todo o blog, muito bom